Powered By Blogger

quinta-feira, 3 de maio de 2012

O nascimento do Volkswagen


Foram quase 60 anos ininterruptos, sua fabricação começou em 1945 e  encerrou-se em 30 de Julio de 2003 em Puebla, México. Neste período ele se tornou o modelo mais produzido em toda a historia automobilística mundial, ao atingir cerca de 21.529.500 unidades. Suas linhas de montagem saíram nos seguintes países: Brasil, Alemanha, México e em vários outros países, com a mesma configuração. Foram feitas pequenas alterações necessárias, de acordo com as exigências de regulamento nesse extenso período de sua fabricação, apenas o desenho exterior foi quase o mesmo.
Sua história teve início nos anos 30, quando Ferdinand Porsche instalou em Stuttgart seu escritório com finalidade de desenvolver projetos de veículos e também prestar serviços de consultoria técnica para a indústria geralmente e, em especial, para a automobilística na qual trabalhava há quase 30 anos. Nestes quase 70 anos de proposta do Volks, uma série de fatos alimentaram o mito. Nem todos refletem total veracidade.
O primeiro deles foi que a idéia surgiu de Adolf Hitler, um desejo de motorizar o povo alemão. Na verdade, antes dele assumir o poder da Alemanha como chanceler em janeiro de 1933, Ferdinand Porsche já estava trabalhando no projeto de um automóvel popular. No começo de 1930 a Alemanha era um dos grandes países que tinha o pior índice de motorização.
Naquele tempo popularizou-se o termo Volkswagen, que significa "carro do povo", passou-se a defender em 1932 a tese de que, o governo deveria ainda dar um subsídio para as empresas que o produzissem.
Mas o velho continente, porém, ainda era comandado por uma casta de velhos políticos, de maioria tradicionalistas, que consideravam o automóvel um luxo reservado para poucos privilegiados e que, por isso mesmo devia ser muito bem taxado. Sobremaneira na Alemanha que, devido as sanções impostas pelo Tratado de Versalhes, de 1919, referente ao armistício da 1 guerra, tinha que pagar pesadas compensações financeiras para reparar os prejuízos dos países vencedores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário